Gêneros e tipos textuais

02/11/2012 15:23

            Sempre que nos manifestamos linguisticamente produzimos um texto, ou seja, cada produção (oral ou escrita) é um gênero textual. Os gêneros têm como objetivo atingir as intenções comunicativas e funcionais e não formais e estruturais. Comunicativas, pois é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero; e funcional, pois é de suma importância a função que exercem na sociedade, uma vez que estão sempre ligados à nossas situações cotidianas.                                                                                                                                   

            As estruturas encontradas em cada texto são classificadas como tipos textuais. Os tipos textuais estão diretamente ligados aos lados formais e estruturais, pois são limitados e possuem características que nos permitem identificá-los.                                                                                                                         

            Os gêneros são caracterizados como ações sócio-comunicativas e são praticamente ilimitados, pois como dito anteriormente toda produção textual é um gênero. A “incotabilidade” desses textos se dá pelo seu constante surgimento. Originam-se sempre emparelhados com as necessidades e as inovações tecnológicas. Desse modo são textos de qualquer natureza: verbal e não-verbal, literário ou não-literário entre outros.

            Podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, programas de auditório, bulas, cartazes, musicas, leis, mensagens de texto, instruções de uso, contos de fadas, entrevistas, contratos, redes sociais, comédias, decretos, editoriais, entrevistas. São textos que circulam com uma função especifica para um publico especifico.

 

Por Izadora Campelo